sexta-feira, 2 de março de 2012

6° mês - surpresas e mais surpresas

Posso afirmar que o sexto mês de vida do Antônio Bento foi o mais surpreendente, no qual tudo aconteceu com uma rapidez assustadora. Cada dia que passa, é uma surpresa diferente, um passo adiante nessa louca viagem do crescimento do bebê.

Muito mais esperto que no mês passado, ele parece um rapaz, elegendo seus brinquedos e músicas favoritas e ficando sentado por mais tempo sem cair. Muito comunicativo, ele ainda continua com suas gargalhadas contagiantes e seu jeitinho conquistador de ser.

Nosso filho já não é mais aquele bebê calminho e "portátil". Já reage com rebeldia quando não quer alguma coisa e demonstra suas insatisfações com clareza. A personalidade dele está se definindo.

As primeiras manhas começaram a aparecer, nos obrigando a agir de forma enérgica e com voz de autoridade em várias situações, como por exemplo uma simples troca de fralda - quando ele não colabora, dando um show à parte para vestir a blusa ou body.

Foi no sexto mês que o Antônio Bento pegou uma forte virose, nos mostrando o quão frágil ele ainda é e nos deixando totalmente sem chão (pais de primeira viagem tem dessas coisas):

-Paulo, ele tá muito quieto, reparou?
-Reparei. Mas ele tá quente?
-Paulo, acho que ele tá quente!
-Ju, ele tá fervendo!

O maior desespero foi quando, ainda em casa, o Antônio Bento vomitou a medicação, nos obrigando a ir ao posto de emergência pediátrica por volta das 2h30 da manhã. Não foi nada agradável ver nosso filho de poucos centrímetros gemendo de dor e ardendo em febre. Por vários momentos, segurei o choro na garganta, mantendo a calma e torcendo para que a febre cedesse.

Foram dias em claro até que ele se recuperasse. Logo, a virose se mostrou ser uma forte gripe, entupindo as vias aéreas do Antônio Bento. Segundo round. Iniciamos um rodízio de nebulização (dia, noite e madrugada) e sugação de secreção nasal. Nosso cotidiano virou de cabeça pra baixo.

Nossa casa virou uma enfermaria. Era possível tropeçar no nebulizador e ter crise de riso devido ao cansaço causado pela falta de sono. Marcamos a pediatra de encaixe. Tiramos todas as nossas dúvidas e desabafamos nossas angústia e medos.

Tivemos experiências gastronômicas no sexto mês também, com inúmeras receitas feitas no recém comprado conjunto de panelas de ferro recomendado pela pediatra (pais de primeira viagem tem dessas coisas 2). Ele provou sua primeira papinha salgada.

Verão daqueles no Rio de Janeiro, experimentou também a piscina na varanda, a praia e se matriculou na aula de vivências aquáticas. Sem contar o carnaval, saindo pelos blocos infantis vestido de pirata, cheio de alegria.

Aquele "bebê reloginho" não está tão regrado assim. Vira e mexe nos acorda às 4h da manhã para saborear uma deliciosa mamadeira. Fica sozinho brincando? Só quando ele estiver de muito bom humor, caso contrário, é uma choradeira sem fim. Será o fim de uma era?

Haja literatura e métodos para que ele aprenda a dormir sozinho, brincar sozinho, não acordar à noite para mamar... ufa. Ih, a mamãe voltou ao trabalho! Mas isso é tema para um outro post. O sexto mês foi ou não foi cheio de surpresas?

Álbum deste mês:







3 comentários:

  1. Carca Paulet muitooooo maneiro parabéns pela criatividade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Estava animada para ler um posto novo. Aqui em casa estamos vivendo a montanha russa de ter um bebê de um mês. Há duas semanas mamar só no peito - depois de longas horas tentando, tipo 8h/12h com bebê mamando quase sem parar - não estava "dando onda" e o complemento foi parte da solução. O problema é que com ele, arrotos estranhos, gases e até vômitos passaram a fazer parte da nossa rotina, o que resultou em pais super preocupados e um bebê agitado.

    Ele é esperto, passa algumas horas acordado, dá leves sorrisos e se joga para trás quando não quer alguma coisa, o que é bem surpreendente para alguém tão pequeno.

    Antônio Bento está lindo, gorducho e grandão, o que me faz pensar como passa rápido. Por isso estou curtindo ao máximo o meu pequeno!

    Beijos aos 3,
    Luana

    ResponderExcluir
  3. Ainn, que bebê mais lindo desse mundo. Parabéns ele é muito fofo e vocês super dedicados!

    ResponderExcluir