segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Palavra do Especialista - Estímulo de Movimentos

Rafaela e o Antônio Bento durante a aula de movimentos

Uma dúvida muito comum entre pais e mães de primeira viagem é como e quando estimularem seus bebês a se movimentarem. É normal nos perguntarmos se estamos fazendo pouco, certo ou exagerando para que nossos filhos desenvolvam bem suas habilidades motoras.

Com quatro meses de idade, o Antônio Bento começou a frequentar a chamada "Aula de Movimentos", em um espaço para gestantes e bebês do nosso bairro (também disponíveis em creches). Na primeira aula, percebemos que ele adorou todos os estímulos realizados. Em pouco tempo, houve um significativo avanço nas suas capacidades motoras e decidimos continuar com a aula.

Sempre participamos das aulas com ele, interagindo com o Antônio Bento diretamente. Muito atenciosa, a professora nos ensinou todos os exercícios para repetirmos com ele em casa.  Hoje, ele está com 6 meses e ainda faz as aulas, só que numa turminha mais avançada.

Rafaela Hermeto, que ministra as aulas de movimentos, topou participar da "Palavra do Especialista", respondendo às perguntas abaixo:

1) Em que consiste a aula de movimentos? Quais seus benefícios?

Começamos com a massagem, buscando organizar a coordenação motora do bebê e à medida em que vão crescendo e ampliando suas possibilidades de movimento, acompanho-os sempre atenta à coordenação e propondo desafios (escadas, rampas e rolos de espuma para subirem ou passarem por cima). Fazemos uma "Conversa de Corpo" entre o bebê e o adulto que interage com ele. Nas aulas, os bebês também experimentam texturas, cores e sons.

Os benefícios:

    * promove o contato afetivo
    * favorece a confiança, a comunicação
    * desnvolve a consciência corporal
    * favorece o desnvolvimento psicomotor
    * previne desvios posturais
    * melhora a digestão e a eliminação

2) Para qual faixa de idade ela é indicada?

A partir dos 3/4 meses

3) Quanto tempo dura a aula?

40/50 minutos

4) Quais e que tipo de movimentos são realizados?

A massagem, rolamentos, arrastar, engatinhar, levantar, abaixar, preparação para caminhar, sempre respeitando tempo de cada bebê e buscando o equilíbrio da coordenação motora.

5) Há alguma contra indicação?

Quando o bebê está de barriga cheia ou doente. O ideal é que seja em um horário entre refeições e que esteja bem acordado.

6) Por que fazer aula de movimentos?

Gosto muito da frase "...os primeiros gestos do bebê orientarão seu comportamento futuro" (M.M Béziers e Yva Hunsinger - O Bebê e a Coordenação Motora).

7) Além da aula de movimentos, você indicaria alguma outro tipo de atividade para os bebês? Quais?

Musicalização para bebês, vivência aquática e para a socialização o grupo Cirandinhas.

8) É possível estimular os movimentos do bebê em casa? Como e a partir de qual idade?

Sim. Acredito que desde o início, com a massagem, a maneira de carregar, a posição de amamentar, o banho...

9) Quando os pais forem procurar uma atividade para os bebês, qual deve ser a principal preocupação na hora de matricular seus filhos?

Conhecer a proposta da atividade, observar a adequação do local (limpeza/espaço/luz/ material a ser utilizado). Mas acho que o principal é não sobrecarregar o bebê com atividades. O vínculo pais-bebê é fundamental para um bom desenvolvimento. Um bebê cheio de atividades, por melhores que sejam, vai ficar estressado e será prejudicial.


Conheça Rafaela Hermeto:

Formada em Psicologia (PUC-RJ /2000) e em Dança e Recuperação Motora na Escola Angel Viana (1995). Mãe de dois filhos. Trabalha em creche com bebês e crianças há 13 anos. Participou do grupo de estudos de Coordenação Motora, com André Trindade (Psicólogo e Psicomotricista - Nucleo do Movimento/SP) e da Oficina de massagem para Bebês com Emilia Cajaty (fisioterapeuta) também baseada nos princípios da Coordenação Motora. O método da Coordenação Motora foi criado por Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, psicomotricistas francesas que desenvolveram um profundo estudo sobre os gestos que favorecem a boa construção do corpo e do movimento humanos.

5 comentários:

  1. Meu bebê vai completar 1 mês de vida nesse sábado e estive pensando em quais atividades seriam interessantes para ele e a partir de que mês e poderá realizá-las, então adorei o post dessa semana.
    O bebê da minha amiga, de apenas 6 meses, que faz aulinhas de música, é esperto, "conversa" muito e é super sociável. Acho que as aulas contribuem muito para isso!

    Beijos para vocês, em especial para o Antônio Bento.

    Luana e Pedro

    ResponderExcluir
  2. Papai PAULO!!!

    Estou EN-CAN-TA-DA com o seu blog!!! \o/
    É vc mesmo quem escreve??? :D
    Puxa, que papai aplicado!
    Visitarei sempre!

    Forte abraço!!!!!!

    Simone, mamãe do pequeno Samuel e grávida de 2 meses e meio! ^^

    ResponderExcluir
  3. Que pai sensível tem Antônio Bento! Parabéns! Que ótima entrevista! belo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. ola,gostaria muito de saber mais sobre a aula de movimento para a minha filhinha Maria Carolina.Vi na tv,no programa da Angelica,uma entrevista com a Daniele Suzuki,onde o filhinho dela participava de uma aula.
    Pode me dar uma dica de onde encontrar.Moro em Niteroi,mas poderia ser no Rio tb,pois trabalho no Maracana.Na internet nao é tao facil achar ou nao estou sabendo procurar.
    Agraceço a ajuda.Obrigada,

    ResponderExcluir
  5. ola,gostaria muito de saber mais sobre a aula de movimento para a minha filhinha Maria Carolina.Vi na tv,no programa da Angelica,uma entrevista com a Daniele Suzuki,onde o filhinho dela participava de uma aula.
    Pode me dar uma dica de onde encontrar.Moro em Niteroi,mas poderia ser no Rio tb,pois trabalho no Maracana.Na internet nao é tao facil achar ou nao estou sabendo procurar.
    Agraceço a ajuda.Obrigada,

    ResponderExcluir