quarta-feira, 21 de março de 2012

De volta ao olho do furacão (1) - 7° mês

Minhas suspeitas do último post se confirmaram, estávamos caminhando para o fim de uma era, dando adeus ao bebê relógio.

-Ju, ele tá chorando.
-Que horas são?
-01h30 da manhã. Deve ser fome. Vou lá.
-Ju, ele tá chorando.
-Meu deus! Mas são 03h30!? Será que é o dente? Agora eu vou lá.
-Ju, ele tá chorando.
-Paulo, eu tenho ouvidos, você sabia? Que horas são?
-05h30. Agora eu acho que é fome, vai lá.
-Ju, ele tá chorando. Tô meio tonto, acho que não dormi nada.
-Que horas são?
-07h. Será que é o dente e fome ao mesmo tempo?
 
Nós nos perguntávamos (silenciosamente e rolando de um canto ao outro da cama) onde estava aquele bebê que dormia a noite toda. Nossas cabeças foram tomadas pelo cansaço, estávamos exaustos e vivendo um "flashback" nada agradável dos primeiros meses de vida do Antônio Bento.

Nunca saberemos ao certo o que motivou esta insônia, mas temos algumas suposições para esta mudança repentina de comportamento noturno:

Com a volta da Ju ao trabalho, o Antônio Bento pode ter sentido muito a falta da mãe, tentando compensar sua ausência pedindo para ficar ao lado dela de madrugada. Há quem diga que isso realmente acontece.

Outra suposição seria o fato de termos acostumado o Antônio Bento a dormir sendo ninado e só depois ser colocado no berço dele. Num simples despertar noturno, ele se sentiria sozinho e não conseguiria voltar a dormir sem que alguém o ninasse novamente. Será?

A fome também pode ser um dos motivos. Crescendo, sua demanda por comida pode ter aumentado. Ele também pode ter tido o sono perturbado pelo crescimento do dente. Suas gengivas estão inchadas e a coceira ainda o incomoda muito. Humm, não sei.

Porém, no desespero de ter o compromisso de acordar bem no dia seguinte para poder trabalhar, chegamos a cometer um erro considerado grave para alguns médicos especializados em comportamento infantil, LEVAMOS ELE PARA A NOSSA CAMA!
 
Fomos tomados pelo desespero. Nossa única missão era cessar a choradeira noturna  e aproveitar alguns minutos de silêncio para tirar um chochilo, até que:

-Paulo, eu to surtando.
-Ju, eu também não tô legal não - hoje quase caí na rua e errei a estação do metrô.
-Vamos adotar a técnica do "nana neném".
-Sim, claro. O que é isso?

Continua...





4 comentários:

  1. Aff...noite do terror...por aqui também ja passamos por isso!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você se supera a cada post! Parabéns pelo filho lindo e adorei seu mantra! Como mãe de dois molequinhos, te falo que logo, logo, isso passa e as dificuldades serão outras, rsrsrsrs... brincadeirinha e tenta relaxar!

    ResponderExcluir
  3. Paulo, quando vc vai postar a segunda parte, faltou heim.

    ResponderExcluir
  4. Já ouviram falar de Saltos de Desenvolvimentos e Picos de Crescimento? Sabe quando o bebê tá naquela rotina linda e deixa a gente super feliz, e na semana seguinte tudo vira de cabeça para baixo, pois é: http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/

    Sobre a cama compartilhada, a nossa cultura é uma das poucas que acha tão absurdo um bebê na cama dos pais. Meu sono agradece e não temos sinais de um bebê mais dependente que o normal...

    ResponderExcluir