segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tutorial PAIciência - Banho de Chuveiro


Hoje inauguro a nova seção "Tutorial PAIciência" com o vídeo escolhido por vocês: banho de chuveiro.

Vale a pena lembrar que esse é o meu jeito de dar banho no Antônio Bento, baseado nas dicas de um curso que fiz.

A ideia é que este vídeo sirva de inspiração para outros pais.

Assim como eu, você encontrará a sua forma de dar banho no seu filho, seja ele no chuveiro, banheira, balde...

O banho de chuveiro é, particularmente, indicado para os pais, porque durante o banho com a mãe, o bebê costuma procurar o peito e não relaxa como deveria.

Antes do banho, aqui vão algumas dicas essenciais: 

-Nos recém-nascidos, opte por dar o banho à noite, entre a penúltima e última mamada. Seu filho dormirá relaxado e tranquilo durante horas (o Antônio Bento toma banho às 23h, mama em seguida, e chega a dormir até às 6h).

-Separe tudo antes - roupa, fralda, meias, pomada, toalha, sabonete, etc.

-Em dias frios, feche bem as entradas de ar como porta, vasculhantes, etc.

-Conte com a ajuda de alguém - não vá se aventurar a dar banho de chuveiro sozinho - talvez você precise de ajuda com o sabonete líquido e alguém para segurá-lo durante a saída do banho.

- Em dias frios, seque o bebê ainda dentro do banheiro.

-Compre uma toalha grande e macia, que tome conta de todo o bebê e que, principalmente, seque-o com eficiência. A toalha fralda apesar de tradicional e indicada por muitos, não é a melhor opção. Elas não absorvem a água e ficam encharcadas, causando um desconforto quase que imediato ao bebê.

Outras dicas vocês terão assistindo ao vídeo abaixo. Deixem suas dúvidas, outras dicas e o que quiser nos comentários deste post. Participem!


Aguardem na semana que vem o vídeo "Trocando Fralda"!

7 comentários:

  1. Ficou muito legal Paulo, ele fica quietinho nem reclama, um fofo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tutorial. Vcs estão muito bem adaptados e passando tranquilidade pro AB que é tudo o que ele precisa! Fofo demais!!! Ficam duas dicas: Colocar o sabonete líquido do bebê em uma embalagem que aperta em cima (tipo a do shampoo verde), podendo usar uma mão pra segurar o bebê e outra pra pegar o sabonete. Quando ele estiver sentando totalmente sozinho, está na hora de colocar debaixo do chuveiro e deixar a água cair no rosto. O reflexo mamário não deixa ele se afogar ou respirar a água e a criança vai se adaptar com facilidade ao mar ou piscina quando crescer.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o tutorial. Vcs estão muito bem adaptados e passando tranquilidade pro AB que é tudo o que ele precisa! Fofo demais!!! Ficam duas dicas: Colocar o sabonete líquido do bebê em uma embalagem que aperta em cima (tipo a do shampoo verde), podendo usar uma mão pra segurar o bebê e outra pra pegar o sabonete. Quando ele estiver sentando totalmente sozinho, está na hora de colocar debaixo do chuveiro e deixar a água cair no rosto. O reflexo mamário não deixa ele se afogar ou respirar a água e a criança vai se adaptar com facilidade ao mar ou piscina quando crescer.

    ResponderExcluir
  4. To passada com o quanto ele é bonzinho e fotogênico? hahah Ele fica encarando a câmera, todo lindo e tranquilo.
    Parabéns por ele e obrigada por dividirem tudo isso conosco. Vocês estão me ensinando tanto... <3
    Beijos com todo nosso amor,
    Mari e Laura

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa. É lindo ver esse cuidado de papais do século 21 que não delegam esses momentos pras mães e babás. E parabéns pelo Bento, todo fofo no banho... #lindo

    ResponderExcluir
  6. oi, parabéns pelo video e pelo baby, ele é lindo e super calminho
    quanto tempo ele tinha quando começou a dar banho no chuveiro? posso fazer isso logo nos primeiros dias, recém nascido?
    obrigada

    ResponderExcluir