segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Em busca do pediatra perfeito

Não muito satisfeitos com o último pediatra, decidimos procurar um novo especialista para avaliar o peso do Antônio Bento e examiná-lo. Com uma sala de espera mais vazia, ao lado da nossa casa e coberto por nosso seguro saúde, já estavávamos comemorando, quando:

-Boa tarde doutor.
-Aham. Coloque o bebê na maca, tire a roupa dele e segure-o, por favor.
-Ok.
-Do outro lado querido. Esse aqui é o lado do médico.
-Ah, tem um "lado do médico"?
-Tem, e é esse aqui. Mãe e pai do outro lado da maca por favor.
Ele examinou o Antônio Bento minuciosamente. Cauteloso, pediu exames e nos disse para amamentá-lo no peito, mas de forma diferente a do primeiro médico. Obedecemos exatamente o que nos foi orientado na esperança que ele ganhasse peso.

Com os exames realizados, voltamos ao especialista:

-Doutor, tenho algumas dúvidas.
-Aham.
-Ele tem uma bolinhas vermelh..
-Normal.
-E tem também uma barriguinha meio estufa...
-Normal, meu filho.
-Gostaria também que o senhor visse a unha do dedão que me parece encrava...
-Meu filho, você só vê defeitos no menino! 
-Defeitos? Não é isso doutor, magina, é que a gente fica meio receoso, pais de primeira viage...
-Assim não dá querido!

Depois daquela grosseria toda, o pior ainda estava por vir:

-Olha, sinto muito viu, mas o filho de vocês está passando fome. Ele não engordou. Vamos parar com o peito querida, você não tem leite suficiente, ok? Vamos entrar com um complemento artificial e logo ele largará o peito definitivamente.

Saímos do consultório em silêncio, digerindo tudo aquilo. Nossa ficha caía a todo momento no caminho para casa. Aquele choro excessivo de hora em hora começava a ter explicação. Nós estávamos há um mês achando que nosso filho sofria de cólicas, dando funchicorea, fazendo massagem, compressas, medicando com antigases... quando, na verdade, ELE ESTAVA COM FOME! Irracionalmente, nos sentimos os piores pais do mundo.

Na saída do consultório, algo nos dizia que não voltaríamos mais ali. Se voltasse, seria para mandar o médico à merda. Não queríamos mais obedecer aquele infeliz. Mas, não tínhamos muito o que fazer, precisávamos alimentá-lo com urgência.

Naquela mesma noite, vimos nosso filho mamar feito um etíope na mamadeira. Como num passe de mágica, sua feição se transformou. Calmo, ele dormiu durante horas e, quando acordou, estava mais esperto e interagindo com todos. Cólica? Que cólica?

-Paulo, não quero desistir do peito tão fácil assim. Quero esgotar todas as possibilidades.
-Claro! O que você está pensando em fazer?
-Translactação. Assim ele beberá um pouco do leite materno e um pouco do artificial. Se fracassarmos, teremos a certeza que tentamos o possível. Vamos buscar uma especialista amanhã!

Foi o que fizemos.

Um comentário:

  1. Sei exatamente o que sentiram na consulta...tive problemas na amamentação, partimos pra o leite artificial e ainda temos problema quando o assunto é peso...pediatra perfeito não existe! Existe sim o bom profissional, que e entende e repeita as dúvidas e medos dos pais dessas criaturinhas tão sensíveis...espero que tudo acabe bem por aí, assim como foi com a gente...errando e acertando...assim é a vida dos pais!!!

    abraço

    ResponderExcluir