terça-feira, 26 de julho de 2011

Serei pai e agora (4)?


Ser pai durante a gravidez não é nada fácil.  Também temos nossos medos, ansiedades e fraquezas. Nossa cabeça roda a mil. Ficamos mais pensativos. São preocupações com a mãe, com o bebê e com o futuro desta nova família. 

Sobra pouco tempo para pensarmos em nós mesmos. Há quem esqueça de você também.. Acostume-se. O bebê e a gestante são protagonistas agora. Já era.

-Parabéns Paulo!
 -Poxa, que bom que você lembrou, obrigad...
-Magina, fiquei sabendo agora, você será papai!!!???
-Hoje é meu aniver...
-JÁ TÁ COM QUANTOS MESES?


Meus presentes deste último aniversário


São nove meses de algo totalmente desconhecido para nós. Algumas mulheres entendem a nossa situação, outras não. O sentimento de amor pelo seu filho não vem de brinde com o teste da farmácia. É complicado. Eu, por muitos momentos esquecia da gravidez ao ponto de sugerir um chopp no final do dia para a minha  própria mulher. Não era porque eu sou um cara insensível, mas é porque demora mesmo para a ficha cair!

Quando lembramos que ela está grávida, somos possuídos pelo chato controlador que passa a habitar nossas almas. "Não coma isso! Não faça aquilo!" acabam virando frases fixas no convívio diário com a grávida. Tentar controlar a gestante é uma fonte de estresse também. Matenha a calma. A maioria delas sabe exatamente o que está fazendo.

Nós pais podemos não saber o que é ter um filho dentro do nosso corpo, mas sabemos das responsabilidades que nos espera.

-Paulo, vamos ter que sair da nossa "casa de passarinho" (apto de 1 quarto em Copacabana).
-Mas você já começou a ver apartamentos, Juliana?
-Não, to cansada.
-Eu tenho que ver isso sozinho?
- Já tenho que gerar um filho e trabalhar - será que SÓ o apartamento você pode ver?

Diálogos como esses serão comuns durante toda a gestação. Só mudará o tema. Tenha paciência.

Trabalhando e montando o apartamento novo. Tarefas que cabem ao pai.


Sabe aquele malabarismo que você já fazia para multiplicar seu salário no final do mês? Pois é, você virará o próprio David Copperfield. Serão gastos inimagináveis a partir de agora! Muitos podem te chamar de dinheirista, mesquinho e que "como assim você está pensando em dinheiro se está vivendo o melhor momento da sua vida?". Releve. Tais seres só descobrirão o que você sente "apenas quando forem pais". Ah, sim, você começará a utilizar clichês como este.

*Participar das consultas, fazer cursos preparatórios, acompanhar de perto a gestação, se informar sobre o assunto, só vai te ajudar a diminuir a ansiedade. Programe-se. Converse com a sua mulher. Façam os cálculos, crie uma lista de pendências. Funciona!


Um comentário:

  1. Grande amiga minha, na gravidez: agora não posso, estou produzindo um baço. As energias estão todas focadas nisso.

    ResponderExcluir