segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ela está grávida e agora?

Por mais que seja assustador para muitos, não dá pra sair correndo ou deixá-la sozinha nessa. Prepare-se. para ser um grande parceiro. Será uma longa jornada até o nascimento do seu filho. Quer se um bom pai? O trabalho começa ainda na barriga.

No caso da Juliana, com aproximadamente um mês e meio de gravidez, todos os sintomas possíveis se manifetaram de forma agressiva. Irritabilidade, sono, enjoo, dores na lombar, cólicas, moleza, etc. É normal que os primeiros três meses de gravidez sejam críticos no quesito "mudanças". São inúmeros sintomas.

Muitas dúvidas sobre a saúde da mulher e do casal passam pela cabeça dos pais durante este período, que vão desde sexo à efeitos psicológicos causados pelos hormônios. "Posso fazer sexo? Por que ela está estranha? Este sono é normal? Ela está enlouquecendo?" entre outros questionamentos acabam por visitar nossas cabeças.

Quando percebi que algo estava errado com a minha mulher, corri para a internet na tentativa de entender melhor todas aquelas mudanças e verificar se eu poderia ajudar em alguma coisa.  E descobri que podia. Alguns sites são atestados pelo Ministério da Saúde ou Associações e podem adiantar algumas respostas antes da próxima consulta com a obstetra (que neste período costuma ser mensal).

*A maioria das mulheres gosta que os pais participem das consultas de pré-natal. As que dizem que não gostam estão mentindo ou o pai é mala.

A conclusão que tirei é que sermos apenas atenciosos já é uma grande coisa. As mulheres costumam ficar carentes neste período. O medo do desconhecido e a carga de responsabilidade por estar gerando uma vida não é um "passeio no parque".

Quando tentamos entender o que se passa, nos projetamos um pouco e mesmo que seja quase impossível sabermos de fato o que aquela cachoeira de hormônios pode causar, mostramos que pelo menos nos importamos com isso.

-Ju, vamos sair pra jantar?
-Tô enjoada.
-Quer um remédio?
-Não posso tomar nada Paulo, você sabe disso!
-Hum, então vamos ver TV?
-Tô angustiada Paulo (choro).
-Deita aqui então (carinho).
-Vamos sair pra jantar Paulo?
- O que você prefere Ju?
-Algum lugar que eu possa comer muito, tô com fome (alegria).

Sites para dúvidas e boletins semana a semana (vale a pena receber por email):




Um comentário: