terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A viagem do desenvolvimento (5 meses)



O que mais ouço por aí é "Como o seu filho é sorridente!", de fato, ele realmente é.  Não houve um dia sequer até hoje que ele não tenha acordado sorrindo. Parece algo tão simples e corriqueiro, mas que para mim vale como um tesouro. Que PAI não acha bom que seus filhos estejam bem e felizes? 

Agora com 5 meses, o Antônio Bento ri para todo mundo. Simpático, ele quer a atenção de todos e já percebeu que sorrindo consegue isso e mais um pouco. Mas, nem tudo são flores, é claro. A manipulação não para por aí. Impressionantemente mais esperto que no quarto mês, ele finge que chora, finge que tosse e resmunga bastante quando algo não o agrada. Já houve situações com gritos altos e tudo.

Todos nós sabemos que é preciso ter cuidado para que as "manhas" não se tornem um pesadelo mais adiante. O mais bobo aqui em casa sou eu. Ainda não sei bem o que é fingimento e o que é verdade (isso não é uma desculpa). Minha mulher está sempre alerta para possíveis manipulações psicológicas e maus comportamentos do Antônio Bento. Com toda essa interação típica do quinto mês, este cuidado se intensificou aqui em casa:

-Ju, ele tá chorando.
-Não, Paulo, ele tá de "manha".
-Ju, ele tá me olhando com cara de pedinte de rua. Acho que ele tá triste de verdade.
-Ahm Paulo, agora disfarça e olha rápido pra trás!
-Ele tá rindo!
-AHAHAHAHA (juntos).



Foi no quinto mês que o Antônio Bento descobriu a papinha de frutas. Após a indicação da pediatra (todas as instruções serão passadas pelo médico do seu filho), partimos para a frutinha amassada. Haja paciência para ensinar um bebê (que até hoje só bebeu) a comer.  Lá estávamos nós fazendo palhaçada para ele abrir a boca e conseguirmos meia colherada que fosse. Uma sujeira só, digna de filme de comédia. Não tem sido nada fácil.



Não desanime ou fique nervoso caso ele cuspa TODA a quantidade que você colocar na boca dele. Cada dia ele ficará melhor nisso. A colher indicada para esta fase da alimentação é a de silicone flexível.

O avanço físico é notório. O Antônio Bento já rola no berço, na cama, ensaia engatinhar e fica sentado sozinho por alguns segundos. Ele já reconhece a mamadeira e faz festinha com alguns brinquedos favoritos. Nossa presença é sempre festejada por ele também com gritinhos e farra. Tudo vai à boca, não importa o que seja.

É muito importante que você deixe seu filho deitado de bruços e de barriga para cima no chão (aqui em casa utilizamos os tapetes de borracha) por alguns minutos. Desta forma, ele mesmo iniciará movimentos (rolar e levantar o tronco) e trabalhará os músculos da coluna vertebral (pergunte ao pediatra como proceder).

Esses dias, ele esboçou a palavra "dá" apontando para um porta-retrato (a Ju diz que estou inventando) e tomou seu primeiro banho de piscina. Já percebemos que ele abre os braços para passar de colo em colo.

A viagem do desenvolvimento vai ficando cada vez mais interessante a partir de agora.

6 comentários:

  1. Gente, devia ser proibido ser tão gostoso! Mata a tia de paixão!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, descobri seu blog e to amando! Adorei que nossos filhos são quase charás! O AB é a coisa mais rica! Parabéns para vc e Juliana. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.
    O Antonio Bento é lindo e sou fã dele.
    Não tenho filhos, sou a tia coruja que faz TUDO que os sobrinhos querem e a Tia oficial dos filhos das amigas, a ponto das amigas me chamarem de"Tia"
    Adoro a maneira como escreve, mostra para nós mulheres um lado que nao costumamos dar muita atenção que são os "pais" e para eliminar isso, passei o endereço do blog para uma amiga grávida (mais um sobrinho chegando) mostrar ao marido dela, assim ele poderá entender um pouco melhor o "tornar-se pai"
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sensacional acompanhar.
    Ainda mais agora.
    bjs
    Sabrina (Moraes)

    ResponderExcluir
  5. Casal, muito bacana o blog coruja. Tenho que te dizer que ele está só comecando a se especializar na arte da manipulacao. A Julia, por exemplo, quando estou desembaracando o cabelo dela e está tudo muito cheio de nós, ela vira de frente para mim, abre o maior sorriso e fala "mae, quero te dar beijo e um abraco". Haja persistencia e objetividade para conseguir continuar desembaracando o cabelo com um convite desses... Ahahaha!

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo e Ju!!!
    O Bernardo completou 5 meses no dia 05 de setembro.
    Tudo o que você escreveu está acontecendo com o Bernardo.
    É incrível!!!
    Estou adorando seu blog.
    O Antonio Bento está cada dia mais bonito. Vocês estão de parabéns.
    Abraços e beijos de seus primos em Belo Horizonte.
    Bruno e Flávia

    ResponderExcluir