sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Viajar dá trabalho!

 
Quando o Antônio Bento fez três meses, decidimos visitar meus pais em Cabo Frio, a 150 km da cidade do Rio de Janeiro. Logo de cara, sabíamos que não seria uma viagem qualquer. Mesmo sendo apenas um final de semana fora de casa, estávamos deslocando um bebê de três meses estrada a fora e isso requer um certo cuidado.

Foi preciso organização para não esquecer nenhum detalhe. Exagerados que somos, parecia que estávamos planejando uma volta ao mundo. O certo cuidado, virou TODO o cuidado do mundo em nossas mãos. A verdade é que foi divertido preparar esse aparato.

Minha mulher, desde o início da gravidez, virou uma leitora adicta de blogs e livros sobre o tema. Não há nada no mundo dos bebês que ela não saiba. A lista de necessidades para esta viagem foi criação dela, que tenho o prazer de dividir com vocês:

Cadeirinha para o carro;
-Tapa sol com ventosas para os vidros laterais do carro;
-Carrinho;
-Berço de Viagem - Berço retrátil, montável - próprio para viagens (o nosso é esse aqui)
-Ventilador;
- Banheira retrátil para viagens (nós usamos essa que ele ganhou da dinda)

Mala do Bebê contendo:
4 Bodies manga curta
2 Bodies manga longa
4 Meias
2 Calças
3 macacões
1 Par de tênis
6 Panos de boca
3 Mantas
1 Jogo de lençol
1 Toalha
1 Pacote pequeno de fraldas
Meio saquinho pequeno de algodão
1 Pacote de lenço umedecido
1 Pacotinho de kleenex
1 Tubo Creme contra assaduras
1 Shampoo (cabeça e corpo)
1 Repelente (para ser usado na roupa e não na pele)
1 Aparelho elétrico que emite sons contra mosquitos
1 Radar da Chicco que repele mosquito portátil
3 Chupetas
3 Babadores

3 Mamadeiras
Água mineral para o preparo durante a viagem
Leite em pó artificial
Esterilizador de mamadeiras
Escova para a lavagem das mamadeiras

Farmacinha (de acordo com as orientações da pediatra):
Termômetro
Tylenol bebê
Remédio para gases
Supositório de Glicerina para prisão de ventre


-Ju, está tudo no carro.
-Ai que ótimo!
- Mas temos um problema.
-Qual?
-Não sobrou espaço pra gente.
-Como assim?

Após estudar várias disposições para que toda essa tralha coubesse no carro, comecei a estudar o melhor trajeto a ser feito. Pensei nos pontos de parada durante a estrada e fiz uma revisão do carro.

Leia o manual de utilização das cadeirinhas de carro e bebês-conforto, antes de utilizá-los. Segundo alguns especialistas, não é aconselhável deixar o bebê por mais de duas horas sentado numa mesma posição. Portanto, durante sua viagem, faça algumas paradas e aproveite para trocar a fralda e  pegar seu bebê no colo. 

Caso esteja na hora da mamada, melhor ainda. Em nenhuma hipótese, tire o seu bebê da cadeirinha para amamentá-lo com o carro em movimento. Planeje-se para que a mamada ocorra em uma de suas paradas estratégicas ao longo do caminho.

 A viagem foi ótima. Fizemos uma parada no meio das duas horas e meia de viagem. Nessa momento, trocamos a fralda e demos uma mamadeira. Limpinho e de barriga cheia, continuamos o trajeto. Ele, que adora o balanço do carro, dormiu quase o tempo todo. Chegando na casa dos meus pais, precisei da ajuda de todos os familiares para descarregar tudo.

Devidamente acomodado, não faltou nada para o Antônio Bento durante o final de semana. Parecia que estávamos em casa, o que acabou por não estressá-lo. Muito pelo contrário, vovô e vovó prepararam uma linda festa de três meses e cuidaram do netinho enquanto eu e Juliana resolvemos tirar dois dias de férias indo a restaurantes, praia e fazendo compras.

Hora de voltar para casa. Tudo dentro do carro, horários regulados para que a mamada aconteça na parada estratégica e pé na estrada!


2 comentários:

  1. Olá Paulo,

    Essas listas são bem bacanas. Além de facilitar a organização para certos momentos, evitam que a gente esqueça ou até exagere nos preparativos.

    Aliás, lembrei-me da viagem que fiz para NY com minha esposa, quando ela estava grávida. Ela chegou a pegar uma lista de enxoval, mas a gente não levou a tal lista tão a sério (a gente mal consultava). Ficamos maravilhados com os preços e as opções. Resultado, cometemos erros primários, como comprar vários calçados e roupas mais arrumadinhas (para saídas, ou seja, nada confortáveis), tamanho recém-nascido a um mês. O problema é que bebês até um mês quase não saem de casa.

    No final das contas, colocamos as roupas apenas para tirar fotos (dentro de casa), sair para vacinar, ir ao pediatra, durante o trajeto para casa dos vovôs (quando chegava, eles colocavam roupas mais confortáveis) e só! No mais, ....., as roupas já vão ser doadas (depois de muita resistência).

    Ah, e teve os brinquedos! Pois é, comprei alguns brinquedos para usar na banheira, mas, esses dias, fui todo animado para usar e vi que, na embalagem, com letras bem grandes, estava escrito a indicação para acima de 3 ou 6 meses (imagina a frustração)!!!

    Outra utilidade é conhecer itens bem interessantes como a banheira retrátil (legal até para passeis pequenos). Falando nisso, fiquei curioso para saber qual “Aparelho elétrico que emite sons contra mosquitos” e qual “radas da Chicco que repele mosquito portátil” que vocês compraram. Procurei e não achei. Funciona mesmo? Tem o link desses produtos?

    Valeu pela lista. Vou guardá-la e espero utilizá-la na minha primeira viagem com minha família, que acredito não deve demorar muito.

    Abraço e até a próxima viagem,

    Willams.

    ResponderExcluir
  2. ja vi q o shampoo ficou em uso, mas ja deve ter acabado .... bjs bel

    ResponderExcluir