quinta-feira, 17 de maio de 2012

8° mês - Férias com o Papai

Sempre fui um cara de viajar bastante e aproveitar ao máximo as minhas férias, não importava o destino. Minhas duas últimas viagens antes da paternidade, por exemplo, foram pro Alasca e Amazônia. Desta vez, minha grande aventura foi outra: trinta dias com o Antônio Bento. Uma verdadeira "expedição" ao universo da paternidade.

Não temos babás. Quem fica com o Antônio Bento durante o nosso horário de trabalho é a minha sogra, vó materna dele. Porém, durante as minhas férias, ela aproveitou para colocar a vida em dia (mais do que merecido). Portanto, lá estava eu, cuidando do nosso filho fulltime, assistindo de perto um mês cheio de mudanças, evoluções e crescimento.

Nossa rotina foi bem massante, não vou negar. Cuidar de uma criança requer muita atenção, horários, comprometimento e abnegações. Seria melhor ter ido pra NY, Europa ou Africa? Sim.

Posso contar nos dedos (de uma mão) os programas que fiz exclusivamente para mim nessas férias. Mas preferi não pensar muito... Já que eu tinha me comprometido a ficar com ele, queria tirar o maior proveito disso. Um coisa é certa: em troca dessa louca aventura, ganhei uma relação mais madura com o Antônio Bento.

Sempre que acordávamos, nos despedíamos da mamãe, que ia pro trabalho, e partíamos pra nossa rotina. Nela, muitos passeios à pracinha, parquinhos, shoppings,  natação e praia. Não necessariamente nessa ordem. Na pracinha, cheguei de mansinho, para ser aceito pelo "clã de mães" que frequentam diariamente o local:

-Olá, meu nome é Paulo e este aqui é o Antônio Bento. Podemos brincar também? (Lá fui eu interagindo com as mães e as crianças com todo o cuidado, como se elas fossem de uma tribo canibal do alto Xingú)

-Claro! Magina. Nós mães da pracinha estamos sempre abertas a novos integrantes no grupo.

Pronto, rapidamente eu estava envolvido e convidado para a festa mensal dos frequentadores da pracinha.

Na natação (tema do próximo "Palavra do Especialista"), foi a mesma coisa. Antes do início da aula e depois dela, conversei muito com as mães e pais sobre marca de chupeta, fraldas, contando meus casos e dividindo teorias e dicas sobre a paternidade... Opa! Hora do almoço! Todos os meus dias de férias eram regrados e guiados pelos horários das refeições. As crianças comem muito...

Entre uma sessão e outra de choro, eu dava o meu melhor, sempre pensando que tinha escolhido ser pai e que a paciência é um dom do ser humano no e talz... Troquei muita fralda, dei muito suco, preparei muita papinha, aprendi receitas... Ufa.

Mas o mais importante disso tudo, foi perceber que o Antônio Bento a partir de agora me via como pai dele. Nossa relação tinha mudado. Estávamos mais amigos e próximos.

Durante o oitovo mês, presenciei o crescimento rápido, espantoso e doloroso dos primeiros dois dentinhos. Vi nosso filho apoiar nos móveis para ficar em pé e fazer suas primeiras amizades. Ah, foi neste mês que ele iniciou sua vida cultural, indo pela primeira vez ao teatro. Comportado, ficou vidrado no espetáculo da Galinha Pintadinha.

Entre uma diversão e outra, repreendi muitas crises de choro e manhas. Comecei a educá-lo de verdade, dizendo o que é certo e o que é errado. De fato, ser pai não é apenas dar um beijinho de boa noite e de bom dia. É preciso se esforçar para participar do dia-a-dia do meu filho e da sua formação. Percebi que isso é importante para mim e para ele.

Álbum deste mês e dicas de locais públicos para levarem seus filhos na cidade do Rio de Janeiro.


IpaBebê - Posto 8 - Praia de Ipanema - Parquinho na areia com trocador e muitas crianças para interagir.

Neste mês, foi o papai aqui que participou da natação!


Antônio Bento vai ao japa com os amigos do papai.


Pela primeira vez no teatro - ao fundo a amiguinha Julia!
Espetáculo da Galinha Pintadinha - Vale a pena assistir.


Em pé sozinho pela primeira vez!


Compenetrado durante a cirandinha musical gratuita do Parque Lage - no Rio de Janeiro


Pronto para a primeira festa de aniversário!

Primeiro passeio de Metrô.


Tirando onda em pé no berço.


Almoço casual com a tia Anninha durante as férias do papai.


 Baixo Bebê -  Leblon - Em frente a rua General Venâncio Flores - Vários brinquedos na areia e muitos bebês para interagir!


 Praia do Leblon - Em frente ao Baixo Bebê - ótimo lugar para encher a piscina de plástico e ficar com as crianças.


Com os amigos da pracinha - em Botafogo


 Parque Lage - no Jardim Botânico - Rio de Janeiro com a amiga Julinha e sua mãe Biancha!

Vídeo Entrevista com o AB.


Almoço com o papai de férias! Papai imitando a galinha pintadinha pro AB comer...

3 comentários:

  1. Adorei Paulo, 8° mês delícia, heim?!

    Meu bebê tem 4 meses e cuido dele sozinha desde que nasceu. Sempre converso com o meu marido o quanto é diferente passar algumas horas com o bebê, de estar ao lado dele durante todo o dia.

    Ri muito com as gargalhadas do AB, aqui o Pedro é de sorriso fácil e apesar da pouca 'idade' ri muito, já segura as coisas e adora ficar - ou achar que fica - sentado.

    Saúde e felicidade para vocês sempre!

    ResponderExcluir
  2. Paulo, a rapidinha ficou sensacional!!!! hahhahaa. Ele é demais.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que bebê lllllindo muito fofo um amor.

    ResponderExcluir