segunda-feira, 15 de agosto de 2011

No olho do furacão (1)

Após duas horas na incubadora, nosso príncipe foi para o quarto. Cansada da cirurgia, ainda com alguns sintomas desagradáveis da anestesia, recebendo soro na veia e com uma sonda urinária, minha mulher teve de começar a saga da amamentação. Não sabíamos, mas tínhamos acabado de entrar numa fase  complicada, que batizei de "olho do furacão".

Bebês recém nascidos dormem bastante para encomizarem energia. Porém, é necessário amamentá-los de 3 em 3 horas para que se sustentem e engordem.  Fora da barriga, a única fonte de alimentação do bebê é o leite materno.

Sem saber de fato como mamar, Antônio Bento foi pegando timidamente o bico do peito, mas, após algumas suaves sugadas, dormia profundamente. As enfermeiras do berçário ensinaram a "pega" correta e também como acordar o bebê para mamar.

Não foi nada fácil. Aos poucos, na tentativa de acordá-lo, retirávamos a roupa inteira do nosso filho, até que ele ficasse apenas de fralda. Esse processo (histérico) levava, em média, uma hora e meia.

Entre um acesso de choro e outro, ele sugava o colostro e estimulava os peitos a darem leite. Quando conseguia sugar por mais de um minuto ininterrupto, era quase como um gol da seleção brasileira aos 45 minutos do segundo tempo. Um verdadeiro alívio para todos. Porém, devido à sucção, os peitos da minha mulher começaram a ficar sensíveis e doloridos.

Já no primeiro dia de vida, ficamos muito preocupados com a alimentação dele. Tínhamos dúvida se o colostro estava saindo na quantidade suficiente para sustentá-lo. Por mais que as enfermeiras dissessem que a quantidade era pequena mesmo, nós não acreditávamos totalmente.

O colostro é rico em substâncias necessárias para o bebê recém nascido. Ele o protege por conter imunoglobulinas e leucócitos, responsáveis pela imunização. Mesmo em pequena quantidade, ele supre à necessidade diária de carboidratos, água e proteínas do bebê.

As dores da cirurgia começaram a aparecer após o término da anestesia. Estávamos cansados e sem dormir. A primeira atitude que tomamos foi suspender as visitas. Era hora de focar na recuperação da minha mulher.

Não hesitem em interromper ou até mesmo optar por não receber visitas na maternidade. Tudo vai  depender de como a mãe e filho estarão no pós parto. É um momento delicado e estressante. Não se preocupe com as pessoas agora, mas sim com o bem estar da sua nova família. O pai pode ser o responsável por negar as visitas de forma elegante. Você pode delegar isso a um amigo  ou familiar também. Os celulares podem ficar com alguém da sua confiança.

Durante aquele dia, tudo o que aprendemos nos cursos começou a nos ajudar. Algumas dicas foram essenciais. Eu, por exemplo, fiz tudo que estava ao meu alcance. Troquei fraldas, roupas e cuidei do umbigo como um verdadeiro profissional.

Após a chegada do atestado de "nascido vivo", desci até o subsolo da maternidade e registrei nosso filho no cartório local.

-Qual será o nome do seu filho?
-Antônio Bento Mattoni Pimenta
-Nossa, você nem esqueceu!
-Esquecer, não entendi, desculpa, tô meio lento.
-Por isso mesmo. Já vi pais ligando daqui para a mulher porque esqueceu o nome do filho... Vendo a sua cara de cansado, achei que você ia ser um desses...

Perdidos no "olho do furacão", fomos tomados por pensamentos de medo como os clássicos "será que ele está respirando?" ou "será que estamos fazendo certo?". Outros questionamentos também começaram a perturbar nossas cabeças já cansadas e fracas. Fomos tomados por um instindo de proteção extrema, que, de alguma forma, colaborou ainda mais para a nossa estafa física e mental.  

A noite chegou. Preferimos que ele ficasse conosco no quarto e dispensamos os cuidados do berçário. Durante toda a madrugada, tentamos amamentá-lo. Nossas energias foram se esgotando. Tivemos momentos de choro silencioso. Cheguei a pensar que não daria conta de tantas mudanças em tão pouco tempo. Era o cansaço acumulado tomando conta de nós.

O caos se instaurava.

(Continua...).

Um comentário:

  1. Nossa vc realmente esta de parabens,acompanho a pouco teu blog,mas o amor e a atencao e cuidado que tem tido com sua esposa e seu filho,é algo que chega emocionar!Quando engravidar vou logo mandar esse endereço pro meu esposo,para que ele se inspire!Q Deus abencoe vc e sua familia!

    ResponderExcluir