domingo, 17 de junho de 2012

Nove Meses: O Prenúncio da Desordem


-Antônio Bento, tira a mão daí!
-Antônio, você vai cair!
-Antônio Bento, não pode dar um tapa na cara da sua mãe! Isso é feio.
-Antônio Bento, para de gritar, meu filho!

No nono mês, quase todas as nossas energias foram gastas educando esse rapaz destemido e cheio de vontades. Todos os dias, às 6h30, ele acorda com gás total, tocando o terror dentro do berço, derrubando tudo que estiver ao alcance e gritando para chamar a atenção. No chão, engatinha pela casa toda, põe tudo na boca, fica em pé, coloca o dedo onde não deve, prende a mão, prende o pé, bate a cabeça, cai de costas, cai de frente... Não tem medo de nada!

Com nove meses e meio, o Antônio Bento falou a primeira sílaba: "dá!" Ainda sem saber o significado dela, tudo virou motivo para o "dá!". É "dá!" o dia inteiro. No corredor, no elevador, em casa, no supermercado, de forma carinhosa, de forma grosseira, de forma raivosa, ele sempre adapta o "dá!" às mais diversas situações.

Com uma personalidade forte, o pingo de gente já dá ordens e briga feio quando é contrariado. Trocar fralda virou um tormento. Como não tô aqui pra ouvir desaforo de neném, comecei minha saga para uma boa educação. Cedo? Não sei. Só sei que foi com nove meses que o Antônio Bento começou a entrar na linha de verdade.

A cada "faniquito" ele recebeu uma bronca bem dada para mostrar desde já quem é que manda em casa. Sentimental, ele sempre fica brigado por um bom tempo, mas depois tenta nos seduzir com um sorriso ou um carinho no rosto, o que sempre dá certo.

É claro que o desenvolvimento dele também trouxe momentos inesquecíveis. Quem não se emociona ao ver um filho dando seus primeiros passos, mesmo que com a ajuda do andador? No nono mês, colecionamos risadas e emoções. Teve a primeira palminha, o primeiro tchau e a primeira sobremesa.
Fã de um barulho, qualquer superfície ou potinho usado vira um instrumento na mão dele. Nosso filho está crescendo. Agora eu entendo quando dizem "aproveitem bem, porque passa rápido". Passa mesmo.

Álbum dos nove meses:




Provando açaí pela primeira vez!





Dando suas primeiras ordens.